Secretaria da Educação do Estado realiza “Diálogos com Gestores”

Dirigentes das unidades escolares da rede estadual e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 26), pertencentes à capital baiana e à Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, em torno do primeiro encontro “Diálogos com gestores”. O evento, que acontece nesta quinta-feira (8) e prossegue até sexta (9), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Pinheiro sobre a importância da iniciativa.  “Estamos em uma semana que, também, estamos trabalhando com os Colegiados Escolares, e isto quer dizer professores, estudantes, pais de alunos, servidores e comunidade. E hoje, a gente abre uma série de diálogos com os gestores, começando por Salvador, com um calendário de encontros que atinge o Estado inteiro, para promover essas conversas, em um processo de ausculta que é uma preocupação que temos levantado a partir não só da gestão, como também a partir de qual rumo que devemos dar à Educação”.

O secretário destacou que este diálogo com pessoas que conhecem as rotinas e necessidades das escolas é imprescindível. “Estas pessoas são aquelas que podem falar de escola; que vivem da escola, ou seja, que têm seus filhos na escola; que foram para o mundo do trabalho a partir da escola; que frequentaram a escola pública a vida inteira; são, principalmente os professores e gestores, que estão na escola. Portanto, esses são os especialistas que devemos ouvir cada vez mais”, afirma Pinheiro.

Pontos em discussão – Planejamento estratégico, patrimônio, alimentação escolar e transporte escolar, são alguns pontos abordados durante o encontro.  A diretora Ivani Teles, do Colégio Estadual Eduardo Bahiana, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, fala que a atividade é agregadora. “Esta iniciativa fortalece a relação democrática e participativa entre os gestores escolares e os dirigentes da Secretaria da Educação. Esta reunião aproxima as realidades das unidades escolares até porque se encontram em comunidades que apresentam demandas diferenciadas. E isto é fundamental para a melhoria do processo educacional”.

O diretor do NTE 26, Luiz Henrique Peixoto, acredita que o planejamento coletivo resulta na melhoria da qualidade pedagógica nas escolas. “Este encontro é uma oportunidade de os gestores da Secretaria ouvirem os diretores escolares sobre as situações vividas na unidade, observando quais os impactos das ações administrativas dentro da rotina escolar. Desta forma, teremos um melhor diagnóstico da escola para podermos multiplicar as iniciativas exitosas em cada uma e buscar as soluções para as dificuldades existentes”.

O encontro será realizado nos demais NTE, abrangendo as dez mesorregiões (além de Salvador, Serrinha, Alagoinhas, Barreiras, Itaberaba, Juazeiro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Itabuna). Ao todo deve envolver  1.279 diretores escolares e 81 representantes dos NTE.

 Fonte: ASCOM//SEC

SEC_NTE_HORIZONTAL 26