Todos os alunos do terceiro ano serão avaliados em 2017

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tabela, óculos e área interna

O Sis­tema Na­ci­onal de Ava­li­ação da Edu­cação Bá­sica (Saeb) pas­sará a ava­liar, em 2017, todas as es­colas bra­si­leiras que ofe­reçam ter­ceiro ano do en­sino médio e que cum­pram de­ter­mi­nados cri­té­rios. Até a úl­tima edição do Saeb, a etapa final do en­sino médio era ava­liada por amos­tragem, per­mi­tindo a pro­dução de re­sul­tados agre­gados por es­tado, re­gião e Brasil.
Com a mu­dança, não só as es­colas pú­blicas do en­sino fun­da­mental, mas também as de en­sino médio, pú­blicas e pri­vadas, terão re­sul­tados in­di­vi­duais no Saeb e, con­se­quen­te­mente, no Ín­dice de De­sen­vol­vi­mento da Edu­cação Bá­sica (Ideb). Com a am­pli­ação, é pre­vista a par­ti­ci­pação de mais de 7,5 mi­lhões de es­tu­dantes no Saeb, a maior edição da his­tória do sis­tema. Desses, 2,4 mi­lhões são alunos do ter­ceiro ano do en­sino médio pú­blico e pri­vado. Os de­mais 5,1 mi­lhões são alunos do quinto e nono anos do en­sino fun­da­mental pú­blico.
Em 2017, o Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Es­tudos e Pes­quisas Edu­ca­ci­o­nais Anísio Tei­xeira (Inep) apli­cará duas das três ava­li­a­ções do Saeb: a Ava­li­ação Na­ci­onal da Edu­cação Bá­sica (Aneb) e a Ava­li­ação Na­ci­onal do Ren­di­mento Es­colar (An­resc). Mais co­nhe­cida como Prova Brasil, é esta úl­tima que for­nece parte dos dados para cál­culo do Ideb, que con­si­dera ainda dados do Censo Es­colar. As ava­li­a­ções serão apli­cadas no se­gundo se­mestre.
Fonte: MEC
SEC_NTE_HORIZONTAL 26