Festivais de fanfarra e dança escolares embelezam o domingo no bairro de São Caetano

O Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho, em São Caetano, foi sede das finais do Encontro Intercolegial de Fanfarras e Dança, neste domingo (17). O evento contou com sete fanfarras escolares e quatro grupos de dança que disputaram o título de melhores em cada categoria. A fanfarra que ficou em primeiro lugar foi do Colégio Estadual João Caribé, localizada no bairro de São Tomé de Paripe. Na dança, o Colégio Estadual Noêmia Rêgo ficou com a primeira colocação.

 Com a participação da comunidade escolar, que acompanhou todo o festejo, o evento marcou o lançamento do projeto Cápsula do Tempo, que vai guardar as avaliações de teoria musical realizadas pelos estudantes para serem comparadas com os resultados do próximo ano. O regente Hermival Rego, do Colégio Estadual João Caribé, destaca o trabalho desenvolvido com as fanfarras. “Essa atividade é uma ferramenta utilizada pelas escolas como uma forma de trazer novas ações de ensino aprendizado aos estudantes. As fanfarras, unidas aos grupos de dança, acabam sendo fortes aliadas na integração do currículo escolar, exercendo um grande papel pedagógico na formação dos alunos”, destacou.

 Emocionada com a segunda colocação nas fanfarras, a estudante do 1º ano do Colégio João Caribé, Graziela da Paixão Sacramento, 16, destaca que o resultado do empenho dos componentes da fanfarra foi fundamental para a boa colocação. “A gente ensaia todos os dias e o segundo lugar foi uma coisa boa. Foi um resultado merecido por causa da dedicação”, disse.

 Para a estudante Laís de Jesus, 18 anos, 1º ano do Colégio Estadual Raul Sá, em Mussurunga, a atividade é muito importante porque, além da música, promove uma integração entre as escolas. “Estou muito feliz e orgulhosa em fazer parte da fanfarra do meu colégio. Ter entrado para o grupo foi uma mudança radical na minha vida, pois a fanfarra me mostrou que família, amor, regras e respeito são essenciais. O resultado é que o meu rendimento escolar melhorou muito e chegar à final mostra também o nosso comprometimento”, contou.

 Já para o estudante Ariel Marques, 22, do 2º ano do curso técnico de nível médio em Logística, do Centro Estadual de Educação Profissional Navarro de Brito, na Lapinha, o grupo de dança foi um caminho inspirador na sua vida. “Há dois anos quando entrei no grupo, eu estava desempregado e apenas estudando. Com a entrada na dança pude ocupar meu tempo ocioso com uma atividade que me dá muito prazer. E chegar até a final foi muito gratificante para toda a equipe”, relatou.

 Na ocasião, um kit de instrumentos para o CEEP Navarro de Brito, composto por sete trompetes, seis trombones e duas trompas, foi entregue pelo secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Carlos Martins.

 Resultado das fanfarras colegiais:

1º lugar: Centro Estadual de Educação Profissional Navarro de Brito

2º lugar: Colégio Estadual João Caribé

Fonte: Ascom

SEC_NTE_HORIZONTAL 26