Para alinhamento da comunicação da Secretaria da Educação/ Núcleo Territorial de Educação nos municípios dos territórios de identidade, favor observar as orientações:
1- Marca do NTE – Aplicar a marca oficial do NTE/Secretaria da Educação/Governo da Bahia em todos os documentos (ofício, cartão de visita, cartaz, convite, folder, placa, faixa, sinalização e demais peças). Segue arquivo com a marca anexada para utilização tanto na vertical, como horizontal. Mais orientações, ver no Manual de Aplicação da Marca no site da Secom – www.secom.ba.gov.br
2- Atendimento à Imprensa – Comunicar à Assessoria de Comunicação (Ascom) as solicitações de Imprensa para alinhamento, lembrando que, como o atendimento tem que ser em tempo real, o dirigente tem autonomia para resposta imediata.
2.1- Nota de resposta à demanda negativa de mídia deve ser enviada exclusivamente para o veículo que noticiou/solicitou a informação.
2.2- Matéria positiva deve ser enviada para todos os veículos e compartilhada nas redes de relacionamento.
2.3- Estabelecer bom relacionamento com a imprensa local/territorial, incluindo agenda e entrevista do dirigente do NTE sobre pautas estratégicas para a Educação.
3- Pautas – Verificar junto às escolas ligadas ao NTE as ações que podem gerar pauta positiva para veiculação na mídia e nos canais de comunicação da Secretaria da Educação/ Governo da Bahia (Portal, Boletim Multimídia e redes sociais). Enviar as pautas previamente para produção de matéria e cobertura da Ascom.
4- Informativos Educação – Distribuir na rede de relacionamento do NTE os informativos da Secretaria da Educação (Boletim Multimídia / Boletim Parlamentar e outros)
5- Montagem de Mailling Mídia Local/Territorial – Fazer um levantamento de todos os veículos de mídia existentes em cada município do Território do NTE (rádios, Tvs, jornais, sites e blogs). Compartilhar com a Ascom.
6- Discurso alinhado NRE/Secretaria da Educação/ Governo da Bahia – O dirigente do NTE é o representante da Secretaria da Educação no Território. Portanto, deve assegurar o discurso alinhado, baseado em fatos e pautado na credibilidade (Foco na utilidade pública e na causa da Educação)
7- Mídias próprias do NTE – Site exclusivo do NTE no Portal da Educação. Este será o site oficial do NTE em substituição definitiva aos blogs e sites das antigas Direc (que deverão ser desativados). O NTE também pode ter seu canal nas redes sociais (Facebook e Flickr) com a marca oficial para compartilhamento de informações com sua rede de relacionamento, garantindo a atualização e resposta em tempo real. Recomendação para redes sociais: curtir e compartilhar os conteúdos publicados pelas redes sociais da Secretaria da Educação e Secretaria de Comunicação/Governo da Bahia.
IMPORTANTE: monitorar as notícias sobre Educação veiculadas pela mídia de todo o território (incluindo as redes sociais)/ Acompanhar divulgações, ações, eventos e postagens realizadas pelas escolas tanto na Internet como na relação com a comunidade.
Fonte: Ascom/SEC