Estudantes dão início à nova temporada de oficinas no Centro Juvenil

Estudantes da rede estadual que participam das oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), unidade da rede estadual, localizada no Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, iniciaram, nesta segunda-feira (5), as suas atividades. A expectativa dos organizadores é a de que cerca de 800 alunos cursem este segundo ciclo de oficinas, totalizando 22 cursos oferecidos nos três turnos e executados ao longo de dois meses e meio. As mais frequentadas, nesta temporada, são as de Fotografia, Robótica e Inglês. As oficinas são gratuitas e a matrícula pode ser feita a qualquer tempo no local, até o preenchimento do limite de vagas por turma.

Durante o ano letivo, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador promove três ciclos de oficinas, com duração de 30 horas cada uma, com turmas compostas de 20 a 25 estudantes. A aluna do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, localizado em Nazaré, Jaqueline Pereira, 17, 3º ano, fala da sua empolgação de estar participando de três oficinas. “Gosto de tudo que envolve dança, teatro, atividades físicas. Por isso, Movidance, Jogos Teatrais e Corpus foram as minhas escolhas. A expectativa é que eu venha ter um bom desenvolvimento corporal e ganhe novos conhecimentos que contribuam no meu aprendizado escolar e de vida”

A colega de unidade escolar, Amanda Viana, 16 anos, 2º ano, do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, localizado em Nazaré, também está animada com a oportunidade de novos conhecimentos, no contraturno das suas aulas regulares. Tanto que decidiu fazer três oficinas: Movidance, Jogos Teatrais e Corpus. “Eu me identifico muito com a dança, o teatro e atividades físicas em geral. Então, quis aproveitar essas oficinas como forma de aprender novas experiências nessas áreas”.

Opções de oficinas

Muitas das oficinas oferecidas pelo CJCC Salvador são na área de Tecnologia, como Game Design com Modelagem 3D – na qual os alunos têm a chance de desenvolver jogos e animações em 3D, realizando a modelagem de personagens, objetos e cenários –  e Criação de Aplicativos, através da qual os estudantes têm a possibilidade de aprender e experimentar a criação de jogos e sistemas por meio da utilização de softwares. Outras estão relacionados às áreas de Ciência, Fotografia, Literatura, Inglês e Dança. Uma oficina que atrai um grande número de participantes é o de Piloto Virtual, ministrada dentro de uma cabine de avião instalada no CJCC, na qual o estudante aprimora o aprendizado de disciplinas como Física, Geografia, Matemática e Inglês.

“A participação dos estudantes da rede é muito importante, porque eles ganham novos conhecimentos de maneira divertida e criativa, experimentando o aprendizado de forma espontânea. A oficina de Robótica, uma das mais procuradas, por exemplo, busca ampliar o acesso deles à Tecnologia e à Inovação, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade”, destaca o diretor do Centro, Alcides Magalhães.

Matrícula aberta

As oficinas são destinadas a estudantes devidamente matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional. Eles irão participar das oficinas no CJCC no turno oposto aos quais estão matriculados na escola. No ato da matrícula, o aluno deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3×4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Fonte: ASCOM/SEC

SEC_NTE_HORIZONTAL 26