O primeiro dia de aulas do ano letivo 2017 na rede estadual, nesta segunda-feira (6), foi marcado pelo acolhimento dos estudantes, por apresentações da equipe docente, hasteamento da bandeira e apresentações culturais. No Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, por exemplo, a programação contou com a participação dos alunos do Circo Picolino e da arte com grafite do artista plástico Marcos Costa.
Na quarta-feira (8), as comemorações pelo início do ano letivo 2017 continuam com o Programa de Abertura, das 8h30 às 10h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro Caixa D’Água, em Salvador, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. O programa será transmitido ao vivo pela TVE e pelo Portal da Educação.
Ao dar as boas-vindas à comunidade estudantil, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou as ações que estão sendo empreendidas para fortalecer a pedagogia nas escolas. “Faço uma saudação a todos os envolvidos na educação para que iniciemos um momento de transformação na educação da Bahia. Estamos preparando diversas ações que vão promover uma valorização e resgate do espírito da escola. A prioridade é ter coordenadores pedagógicos em todas as escolas. Acreditamos que a rede física é importante, mas a mudança real acontece com uma pedagogia forte, valorizando a identidade territorial das escolas”, afirmou.
A presença do coordenador pedagógico foi um dos assuntos mais comentados pelos diretores e professores na volta às aulas. Para a diretora do Colégio Estadual Davi Mendes, Marise Marques, este profissional tem um papel fundamental. “O coordenador pedagógico tem uma formação específica que irá contribuir para a melhoria da Educação”, considera. É o que também acredita a professora de Geografia do Davi Mendes, Maria São Pedro. “É imprescindível a presença do coordenador pedagógico nas escolas porque ele tem a função de dar o respaldo teórico às práticas pedagógicas, bem como de organizar e articular o pedagógico. Por estas e outras mudanças que acontecerão, este ano, a minha expectativa é bem positiva”, destacou.
O diretor do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Jener Freire, também comemora a decisão da Secretaria. “O coordenador pedagógico desempenha um dos mais importantes papeis dos colégios”, acredita. A diretora do Colégio Duque de Caxias, Eliete Silva, completou: “O sonho do gestor é ter um corpo pedagógico na sua unidade para que ele possa agregar professores e estudantes e, assim, fortalecer o desenvolvimento das atividades”.
Reencontros
Entre os estudantes, o dia foi de reencontros e cheio de expectativas como explicou Janaína Pereira, 16 anos, 3º ano do Colégio Estadual Davi Mendes. “Este ano vai ser decisivo porque vou enfrentar as provas do ENEM e tentar fazer Medicina”, destacou. João Vitor Colavolpe, 12 anos, vai cursar a 6ª série e pretende redobrar a atenção aos estudos daqui para frente. “Estudo em uma escola boa e depende de nós para que ela seja cada vez melhor. Os professores aqui são comprometidos e isso nos incentiva mais a estudar. Quero realizar o sonho de me tornar advogado, que foi o desejo do meu pai, mas para ele não foi possível”, revelou.
>> Clique aqui para ver todas as fotos do início do ano letivo
Foto: Claudionor Jr. – Ascom/Educação