As férias escolares para os estudantes que ficaram em recuperação ainda não começaram. Para estes, o tempo de permanência nas unidades escolares se estenderá até 29 de dezembro, sendo que no dia 30 será divulgado o resultado final. Em muitas escolas, o desempenho dos estudantes que ficaram em até três recuperações está sendo avaliado pelos Conselhos de Classe em reuniões, que contam com a participação de gestores, professores e líderes de classe.
O conselho analisa critérios como comportamento, assiduidade e participação, além do desempenho em cada disciplina. Caso tenha uma avaliação positiva, o aluno é encaminhado para a série seguinte, em caso negativo, ele passa por uma orientação prévia para ser acompanhado por aulas e testes finais.
No Colégio Estadual Professor Romulo Almeida, localizado no Imbuí, em Salvador, os professores se reuniram, nesta quinta-feira (22), para avaliar os estudantes. “Os alunos reprovados em até três disciplinas, são encaminhados para o Conselho de Classe onde utilizamos critérios quantitativos e qualitativos, a frequência, participação e comportamento são muito importantes. Caso sejam encaminhados à recuperação, nós chamamos o estudante e o orientamos sobre como proceder na rotina de estudos e como a família pode ajudar neste momento”, destacou a professora de Educação Física, Luise Alves.
Já no município de Firmino Alves, a 519 km de Salvador, o Centro Educacional Monteiro Lobato, a ação do Conselho de Classe é permanente, como explica a vice-diretora Cicleide da Grança. “Realizamos essa avaliação no final de cada unidade, para analisar e identificar os alunos que já venham com alguma dificuldade. Além disso, a gente estimula para que a comunidade escolar participe deste processo e possa contribuir para melhorar o desempenho do aluno ao longo do ano”, ressalta.
Matrícula
Com o final do ano letivo nas escolas estaduais, os pais, mães e responsáveis devem ficar atentos para o calendário de matrícula. Os estudantes que já estudam na rede estadual têm até o dia 30 de dezembro para realizar a renovação da matrícula. O estudante que não renovar a matrícula neste período perderá a vaga em sua escola atual. Se ele perder o prazo, vai ter que mudar de escola e fazer nova matrícula no dia 24 de janeiro de 2017, em uma das unidades escolares da rede estadual com vagas disponíveis A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos. Acesse mais informações no Portal da educação (www.educacao.ba.gov.br).
Foto: Emerson Santos – Ascom/Educação