Mostra científica antecipa programação do TransformaÊ

15272322_1173061689409959_2766570648937913536_oAs es­colas es­ta­duais irão pro­mover 12 horas se­guidas de ati­vi­dades no “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”, que será re­a­li­zado, nesta terça-feira (6), si­mul­ta­ne­a­mente nas es­colas da ca­pital e do in­te­rior, com muita arte, mú­sica, dança, in­ter­ven­ções so­ciais, jogos e in­te­gração entre as es­colas e as fa­mí­lias. Al­gumas ações, no en­tanto, co­meçam já na se­gunda-feira (05), como é o caso da Mostra de Pro­jetos de Pes­quisa de es­tu­dantes pre­mi­ados para a Feira de Em­pre­en­de­do­rismo, Ci­ência e Ino­vação da Bahia 2016 (FE­CIBA), a partir das 9h, no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT).

Na mostra, que segue até terça-feira (6), os es­tu­dantes pre­mi­ados na FE­CIBA irão re­ceber bolsas de ini­ci­ação ci­en­tí­fica do Con­selho Na­ci­onal de De­sen­vol­vi­mento Ci­en­tí­fico e Tec­no­ló­gico (CNPq),  no âm­bito do Pro­grama Ci­ência na Es­cola, da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. Os pro­jetos se des­tacam pelo al­cance so­cial, ali­ando, na mai­oria dos casos, tec­no­lo­gias so­ciais e ino­vação. Eles abordam ques­tões como so­lu­ções para adu­bação na Agri­cul­tura Fa­mi­liar, de plantas e equi­pa­mentos usadas no com­bate ao Aedes aegypy e de ma­triz ener­gé­tica. Também re­velam ins­tru­mentos para cor­rigir a pos­tura e ajudar a am­pli­ficar a voz dos pro­fes­sores e in­cluem ainda temas como gê­nero, se­xu­a­li­dade, pre­con­ceito e mo­ti­vação ju­venil.
Como parte da pro­gra­mação da Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia, também será re­a­li­zada, na se­gunda e terça (5 e 6), no IAT, uma ex­po­sição de 29 ál­guns do pro­jeto Edu­cação Pa­tri­mo­nial e Ar­tís­tica (EPA). São ima­gens e textos, por meio dos quais, os es­tu­dantes des­vendam o pa­trimônio na­tural, his­tó­rico, ar­tís­tico e cul­tural dos mu­ni­cí­pios bai­anos. Na oca­sião, também será feita a pré-se­leção dos de­mais pro­jetos ar­tís­ticos de­sen­vol­vidos du­rante o ano le­tivo pelos es­tu­dantes e já se­le­ci­o­nados nas es­tapas es­co­lares e re­gi­o­nais. São eles: Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (FACE), Tempo de Arte Li­te­rária (TAL), Mostra de Canto Coral Es­tu­dantil (En­cante), Mostra do pro­jeto Dança Es­tu­dantil (Dance) e Fes­tival Es­tu­dantil de Te­atro (Feste).
Trans­formaÊ – Nas es­colas, os es­tu­dantes ul­timam os pre­pa­ra­tivos se mo­bi­li­zando para a Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia. Na Es­cola Se­ve­rino Vi­eira, em Sal­vador, os es­tu­dante pro­metem show de ta­lentos, ofi­cinas de arte, cul­tura, saúde e sobre sus­ten­ta­bi­li­dade. No Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal (CETEP) Bacia do Rio Cor­rente, em Santa Maria da Vi­tória, serão re­a­li­zadas in­ter­ven­ções so­ciais, quando os es­tu­dantes irão prestar ser­viços gra­tuitos à po­pu­lação nas áreas de En­fer­magem, Saúde Bucal e Aná­lises Clí­nicas. No Co­légio Po­li­va­lente de Ita­pe­tinga, os es­tu­dantes usaram a Bi­bli­o­teca da es­cola para fazer um vídeo de mo­bi­li­zação, ins­pi­rados em um mo­vi­mento cha­mado “ma­ne­quin chal­lenge”. Acesse aqui: https://​youtu.​be/​JQbEf-W1BCM