Estudantes participam de atividades sobre prevenção ao HIV/AIDS

An­te­ci­pando as ati­vi­dades em alusão ao Dia Mun­dial de Luta Contra a AIDS (1º de de­zembro), es­tu­dantes de dez es­colas es­ta­duais do Su­búrbio Fer­ro­viário de Sal­vador par­ti­ci­param, nesta quarta-feira (30), do II En­contro de es­tu­dantes e pro­fis­si­o­nais da Edu­cação e da Saúde na pre­venção ao HIV/Aids no con­texto es­colar. A ati­vi­dade, re­a­li­zada no Co­légio Es­ta­dual Ray­mundo Matta, no Lo­bato, contou também com pro­fes­sores e pro­fis­si­o­nais de uni­dades bá­sicas de saúde dos dis­tritos sa­ni­tá­rios res­pon­sá­veis pelo ter­ri­tório no qual às es­colas estão lo­ca­li­zadas. A ini­ci­a­tiva é de­sen­vol­vida em par­ceria com a Se­cre­taria da Saúde do Es­tado (Sesab).

O objetivo é promover uma maior sensibilização e conscientização dos estudantes sobre a doença, cujo contágio tem aumentado entre adolescentes e jovens na faixa-etária entre 15 e 24 anos, segundo o Ministério da Saúde. Outra perspectiva é fazer com que eles sejam multiplicadores destas informações contribuindo para o processo de prevenção, além de promover a saúde no contexto escolar. Nesta perspectiva, durante toda a tarde, os estudantes participaram de palestras e oficinas sobre o tema, que retratam as formas de contágio e as medidas que devem ser adotadas para a prevenção.
A estudante Maiane Matos, 18 anos, do Colégio Clériston Andrade, destaca que a atividade é importante porque alerta sobre as consequências da doença. Para a aluna, as pessoas devem estar sempre alertas e não devem descuidar da prevenção. “Eu acho que a gente precisa se informar cada vez mais e conversar muito com os colegas. Eu procuro sempre esta troca com meus amigos pelas redes sociais”, afirma.
Fonte: ASCOM/SEC
SEC_NRE_HORIZONTAL-26