Secretaria da Educação do Estado promove Jornada Pedagógica 2016

Com o tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, a Jornada Pedagógica 2016 mobilizará os educadores da rede estadual de ensino entre os dias 1º e 3 de fevereiro para o planejamento do ano letivo. A jornada irá acontecer em todos os colégios estaduais e terá como foco a valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura a partir de ações específicas.

“Trata-se de um espaço coletivo de alinhamento do trabalho pedagógico dos educadores para a reflexão sobre o desempenho da escola, visando estabelecer ações, metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação, que é o foco do programa Educar para Transformar”, pontua o superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Eliezer Silva.

“Trata-se de um espaço coletivo de alinhamento do trabalho pedagógico dos educadores”, Eliezer Silva

Durante a Jornada Pedagógica, que já será conduzida pelos novos diretores e vice-diretores recentemente eleitos, os participantes vão socializar as metodologias desenvolvidas e que despertam o interesse, a participação e a aprendizagem dos alunos. “O encontro é uma oportunidade de demonstrar o quanto os profissionais da educação e os estudantes da rede estadual estão afinados com projetos que revelam seu potencial criativo e senso de responsabilidade social”, destaca Eliezer Silva.

O superintendente  ressalta, também, a perspectiva do envolvimento das famílias, por meio do Colegiado Escolar, durante a jornada, com o objetivo de que pais, mães e responsáveis possam contribuir com sugestões de ações e metas para a melhoria do processo de ensino e das aprendizagens dos estudantes.

Outro ponto forte da jornada é a discussão e proposição de ações para o incentivo à leitura – presente como eixo estruturante da Jornada Pedagógica –, envolvendo os professores de todas as áreas do conhecimento. “O objetivo é que as escolas construam o seu projeto de leitura para o ano todo, para aumentar a proficiência leitora dos estudantes. Durante a Jornada, vamos traçar algumas diretrizes, dentro do dentro do programa Educar para transformar, respeitando a autonomia das escolas”, explica Eliezer Silva.

Programação
Durante os três dias de jornada haverá mesas-redondas, rodas de conversas com relatos de funcionários, estudantes e pais de alunos e exposição sobre práticas exitosas de estudantes da rede estadual, além de apresentações culturais  e oficinas. Em um dos painéis, envolvendo os professores, a discussão será sobre ‘A leitura nas diferentes áreas do conhecimento.

1º dia – 01.02

8h30 – Saudação inicial e exibição de vídeo institucional

Apresentação da programação da Jornada, com a contextualização do tema –

Diretrizes Pedagógicas da SEC (SEC\UE) – Orientações Curriculares, BNCC – contribuições e sistematização regional, Política de Fomento à Leitura, Escola  e Família

Mesa redonda\roda de conversa\exposição sobre práticas promotoras de aprendizagens, no tratamento às disciplinas do currículo, com professores da própria unidade escolar

Apresentação cultural

Relato de funcionários, estudantes ou pais, revelando práticas educativas, com interlocução  ducativas

17h30- Encerramento das atividades

2º dia – 02.02

8h30- Acolhimento\Dinâmica\Saudação inicial\Início dos trabalhos

Oficina – Elaboração do Plano de Intervenção (indicadores  – IDEB, ENEM, Prova Brasil, Avalie 2013, ANA. Análise dos resultados e proposição de ações\intervenções). OBS: Recomendação da inserção da leitura como uma proposição de intervenção

17h30-Encerramento das atividades

3º dia – 03.02

8h30- Acolhimento\Dinâmica\Saudação inicial\Início dos trabalhos

Continuação da oficina – Elaboração do Plano de Intervenção  (indicadores  – IDEB, ENEM, Prova Brasil, ANA. Análise dos resultados e proposição de ações\intervenções). OBS: Recomendação da inserção da leitura como uma proposição de intervenção

Painel integrado e\ou roda de conversa sobre “A leitura nas diferentes áreas do conhecimento, com  professores da unidade escolar”

17h30- Encerramento das atividades

Fonte: ASCOM

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