Estudantes americanos ministram cursos de férias nos CJCC de Salvador e Vitória da Conquista

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e Vitória da Conquista (520 km da capital) receberão a visita de estudantes americanos, que irão ministrar oficinas criativas de Programação com Scratch e de Robótica para estudantes da rede estadual. Além dos estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), uma das mais conceituadas universidades do mundo, as atividades também contarão com a parceria de alunos da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

Em Vitória da Conquista, as oficinas serão realizadas de 7 a 11 deste mês,e em Salvador, de 14 a 18 e de 21 a 25 de janeiro. Para Salvador, os estudantes da rede estadual de ensino ainda podem fazer as inscrições para as 60 vagas oferecidas pelo Portal da Educação através do link http://bit.ly/cursodeferiascjcc . Em Vitória da Conquista, as inscrições foram realizadas no mês de dezembro de 2018, também no Portal da Educação.

Estudantes do Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador  (1)

As oficinas são verdadeiros laboratórios de ensino personalizado sobre temas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que vão complementar o currículo do Centro Juvenil, destacando a abordagem prática do MIT à Educação. Os estudantes do MIT vão se dividir em duplas no período de realização de cada curso. As atividades serão ministradas em inglês, mas professores baianos irão fazer a mediação entre os alunos do MIT e os alunos do Centro Juvenil.

 

Os estudantes do MIT foram selecionados pelo Programa MIT Brazil e a parceria com o Centro Juvenil foi firmada após o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), Iuri Rubim, e a vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Pereira de Souza, terem conquistado o Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018 e, por conta disso, visitaram no ano passado o MIT Media Lab – Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na cidade de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

 

O CJCC de Barreiras também ministrará, de 7 a 11 de janeiro, a oficina ‘Desvendando o cerrado’. Com carga horária de 15h, as aulas serão realizadas das 8h às 18h. A oficina será ministrada por estudantes de Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), mediante parceria com o Centro Juvenil.

 

Sobre os Centros Juvenis - O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.